
Após reativação do Conselho Estadual de Cultura, conselheiro eleito e empossado à frente do segmento da música convoca primeira reunião com toda a categoria
O Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (CONEC), que estava desativado há aproximadamente 10 anos, inicia o ano de 2022 retomando suas atividades, empossando novos conselheiros e convocando toda a classe artística do Estado para discutir as demandas de cada segmento. Em se tratando da categoria musical, os debates acontecerão no próximo dia 30, a partir das 13:30, no Palácio da Justiça, por meio do 1º Fórum Setorial de Música, onde artistas (cantores, instrumentistas, produtores, compositores, DJs, técnicos de som etc), de todos os gêneros musicais, poderão debater e deliberar sobre a construção de politicas públicas voltadas à categoria. O objetivo principal do fórum é que as propostas, depois de amplamente discutidas e aprovadas, componham o Plano Estadual de Cultura, este a ser encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o que, consequentemente, pode torná-lo lei e uma política de Estado que não mais dependa dos planos de gestão dos futuros governos.
NOVOS CONSELHEIROS DE CULTURA
No dia 4 de fevereiro de 2022, tomaram posse os novos Conselheiros Estaduais de Cultura do Estado do Amazonas. Desde então, cada segmento artístico (um total de 11) passou a ter novos representantes devidamente eleitos após processo eleitoral realizado no fim de 2021, o que culminou na reativação do CONEC, esse importante braço da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

CONSELHO DE MÚSICA
O processo eleitoral para escolha de um representante da sociedade civil à frente da categoria musical contou com o maior número de artistas aptos à participação e, após votação expressiva, a escolha do eleitorado foi pelo Tenor Everaldo Barbosa, a quem cabe presidir os trabalhos tanto do 1º Fórum Setorial de Música do Amazonas quanto do próximo biênio frente à cadeira de música junto ao CONEC. O mais novo conselheiro possui formação superior em Música pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, é bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP e atua no segmento musical há 33 anos. O artista, que compõe o Coral do Amazonas, já foi presidente do Sindicato dos Músicos – SINDMAM e vice-presidente da Ordem dos Músicos (OMB/AM). Ele também participou do processo de criação do Sistema Nacional de Cultura, bem como da implementações dos conselhos municipal e estadual de cultura.

O EVENTO
O 1º Fórum Setorial de Música do Amazonas, que tem por objetivo discutir e deliberar a respeito da produção das proposições da cadeia produtiva da música que constarão no Plano Estadual de Cultura, contendo as micropolíticas de Estado para o segmento, pretende ser um mecanismo de amplo diálogo com a classe musical, daí a importância de uma participação significativa dos agentes do setor.
QUANDO E ONDE?
A reunião acontecerá na Sala de Cinema do Centro Cultural Palácio da Justiça, que fica por atrás do Teatro Amazonas. Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro, Manaus – AM, CEP: 69400-901.
QUAL O PÚBLICO-ALVO?
Músicos e todos os demais agentes que compõem a cadeia produtiva da música no Estado do Amazonas, como compositores, técnicos, produtores, dentre outros.
COMO PARTICIPAR?
A plenária do 1º Fórum Setorial de Música do Amazonas será feita de forma híbrida, ou seja, presencial e virtualmente. No formato presencial, seguindo todos os protocolos da OMS para contenção do novo coronavírus, a capacidade máxima de participantes será de 40 pessoas. No formato online, a ser realizado através da plataforma Microsoft Teams e com envio do acesso uma hora antes, a capacidade da reunião será de até 100 participantes. Em ambos os formatos é necessário que o interessado esteja previamente inscrito, o que pode ser feito por meio do link https://bit.ly/3CrU5vD
Maiores informações podem ser obtidas através do Instagram do CONEC (https://www.instagram.com/conec.am/), do e-mail conselheirodemusica@gmail.com ou do telefone/WhatsApp (92) 99901-6403.
Com informações da assessoria.
Everaldo Barbosa 23/03/2022 | 00:44
Quero agradecer imensamente por compartilhar esta informação. E espero chegar a profissionais da cadeia produtiva da musica no Estado do Amazonas para que mais pessoas possam somar a elaboração do Plano Estadual de Cultura